Serviços

Atendimento de saúde domiciliar

O serviço de aplicar medicamentos em domicílio proporciona ao paciente a segurança de saber que o procedimento será feito por profissionais qualificados. Evitando assim, dosagens excessivas e infecções em decorrência do processo de aplicação errada. Como proposta para evitar a automedicação— contraindicada pelos médicos – a CUIDAR realiza esse serviço proporcionando total segurança, mediante prescrição médica.

Os curativos são um meio terapêutico que consiste na limpeza e na aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida. Eles têm a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecções.

Os sinais vitais (temperatura, pressão arterial, respiração, pulso, oximetria, glicemia capilar e anamnese) são indicadores das funções vitais e podem orientar o diagnóstico inicial e o acompanhamento da evolução do quadro clínico do paciente. Os sinais vitais são medidos para estabelecer os padrões basais, observar tendências, prevenir possíveis intercorrências, identificar problemas fisiológicos e monitorar a resposta do paciente. 

A sonda vesical tem como propósito drenar a urina do paciente. Para isso, é introduzido um cateter estéril através da uretra até a bexiga. Ela auxilia quando a urina não consegue ser eliminada de forma natural, e a sonda drena então, artificialmente ou para realização de exames. Por ser um procedimento de alto risco — podendo causar hemorragias, infecções e lesões, é imprescindível que seja realizado por profissionais capacitados, podendo ser realizado no conforto do domicílio.

O envelhecer traz consigo diversas alterações, como diminuição da visão, audição e mobilidade, tudo isso se traduz na alteração da interação do idoso com o ambiente em que vive. Em casos mais graves a pessoa pode limitar suas atividades dentro e fora de casa, por receio de que ocorram acidentes, diminuindo sua capacidade física e piorando a relação com o ambiente. Assim, a fim de evitar que tal fenômeno ocorra, os familiares e cuidadores devem estar atentos a pequenas mudanças que podem tornar a casa mais segura, através da adaptação do ambiente. A CUIDAR realiza o serviço de consultoria de adaptação ambiental, onde são realizadas orientações buscando a melhoria do ambiente, refletindo na melhoria do bem-estar, da qualidade de vida do idoso.

A higiene do nosso corpo tem papel fundamental para a preservação da nossa saúde. Por isso, quem está acamado ou necessitando de cuidados após ter passado por algum procedimento específico, precisa de atenção redobrada no momento do banho. O banho também é capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar e de relaxamento, ajudando na recuperação dos pacientes.

Seja para rápidos ou longos períodos de permanência em hospitais, em determinados momentos a presença de um familiar é inviável. Neste momento, surge como proposta a esta necessidade o serviço de acompanhante hospitalar. Um profissional qualificado e de confiança, para substituir um familiar que, por alguma razão não pode acompanhar o paciente no momento de internação ou tratamento.

A fisioterapia domiciliar auxilia na saúde do paciente e no aumento da expectativa de vida. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro chegou aos 76 anos, o maior desde 1960. Com isso, o atendimento domiciliar proporciona saúde e bem estar no conforto do seu domicílio, sendo fundamental para os cuidados adequados na promoção da vida.

A fisioterapia domiciliar auxilia na saúde do paciente e no aumento da expectativa de vida. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro chegou aos 76 anos, o maior desde 1960. Com isso, o atendimento domiciliar proporciona saúde e bem estar no conforto do seu domicílio, sendo fundamental para os cuidados adequados na promoção da vida.

A fonoaudiologia domiciliar, assim como o atendimento em consultório, atua na prevenção e tratamento de patologias relacionadas à comunicação e deglutição, abrangendo inclusive problemas relacionados à fala e o aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos. Nos idosos, a principal queixa é o engasgo, principalmente com líquidos. Os exercícios realizados por esses profissionais auxiliam na recuperação e também na prevenção de novos episódios.

Com o objetivo de alcançar uma melhor relação de custo-benefício e promover um atendimento humanizado, focado nas necessidades individuais dos pacientes, a modalidade de atendimento domiciliar está cada vez mais presente nos setores públicos e privados de saúde. Capaz de atender aos pacientes com patologias de qualquer que seja a especialidade, não poderia ser diferente com a medicina cognitiva e por isso, empresas com ampla expertise como a CUIDAR disponibilizam atendimento de psicologia domiciliar, para tratar fenômenos psíquicos e de comportamento, por meio de suas emoções, ideias e valores, inclusive influenciados ou influenciadores de problemas éticos, a fim de tratar patologias mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

A CUIDAR dispõe entre seus diversos serviços domiciliares, o atendimento nutricional, gerenciado por profissionais altamente capacitados em realizar um atendimento completo, precedido de avaliação para formulação de um plano alimentar programado de forma individual e personalizado, de acordo com as necessidades nutricionais de cada paciente. A visita do nutricionista domiciliar pode auxiliar desde pacientes com deficiências nutricionais e os que desejam ou necessitem de reeducação alimentar, até gestantes, obesos e/ou ex-obesos, pacientes com transtorno alimentar, vegetarianos, em período pré ou pós-operatório de cirurgia bariátrica, com síndrome intestinal, hipertensão, entre outras patologias.

Procedimentos:

Nem sempre é preciso ir ao hospital para atender à prescrição de seu médico. Com profissionais preparados, equipamentos e insumos adequados, a equipe da CUIDAR é capaz de realizar uma vasta gama de procedimentos em sua residência.

Esses cuidados ficam a cargo de enfermeiros e equipe multidisciplinar especializados, em áreas como: geriatria, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, cuidados respiratórios, prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

Benefícios:

  • Menos idas ao hospital;  
  • Menos exposição ao risco de infecção hospitalar ou cruzada. 
  • Mais conforto na realização de procedimentos minimamente invasivos, que passam a ser realizados na casa do paciente.
  • Receber tratamento e cuidados com qualidade e atenção.
  • Estar em um ambiente de maior socialização.
  • Poder contar com o apoio, atenção e carinho da família.
  • O atendimento é individual e personalizado, com maior possibilidade de evolução do quadro clínico.
  • Ser tratado nas acomodações e no conforto de sua casa
× Entre em contato!

© 2018 CUIDAR - Todos os direitos reservados